Buscar
  • José da Paz Cury

A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E O COOPERATIVISMO

Entenda o reflexo da pandemia na visão cooperativista Brasileira em 2020 e 2021




Se eu sempre defendi a cooperação, agora mais do que nunca, venho lembrar que esta palavra deve ganhar vida.


Já estamos em calamidade pública decretada pelo Senado, mas felizmente tenho visto muitas notícias de cooperação em nosso segmento. Apesar disso, nosso esforço deve continuar com toda força.


É bom ver que as associações da agroindústria estão firmando parcerias para facilitar a compra remota e entrega em domicílio de alimentos saudáveis.


É aliviante ouvir que o Ministério da Agricultura vai prorrogar por seis meses o prazo de validade da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) com vencimento entre os dias 25 de março e 31 de dezembro de 2020. Tudo para evitar a locomoção de agricultores familiares até os órgãos e entidades emissoras da Declaração na busca pela renovação do documento.


É acalentador ler que cooperativas de crédito estão oferecendo linha de crédito emergencial com prazos adequados ao momento.


Tem cooperativa que vai prorrogar por 60 dias as parcelas de crédito em dia de qualquer associado pessoa física ou jurídica. O setor do turismo, que vai ser prejudicado com significativa perda de receita, já foram lançadas ações de crédito emergenciais, com destaque para a carência de 9 meses.


Não podemos negar que esta crise vai causar impacto negativo em várias áreas do Cooperativismo. Mas, é cooperando que vamos vencer mais este desafio!


#PazCury #TodospelaCooperação

0 visualização0 comentário